Se és fã da CD Projekt Red então já sabes que, infelizmente Cyberpunk 2077 foi adiado. Cory Barlog, diretor de God of War (2018) deu a sua opinião no Twitter sobre este adiamento.

Quando foi anunciado o adiamento de Cyberpunk 2077, a CD Projekt Red explicou que “ainda existia trabalho a fazer”. Também deixou claro que o jogo “está jogável do início ao fim” mas precisa de “mais tempo para testar, corrigir bugs e polir”. Isto deixou muitos fãs, inclusive nós, tristes com a notícia mas com esperança que isto podia ser um bom sinal. Apesar de tudo, a produtora polaca iria ter mais tempo para desenvolverem um jogo extremamente ambicioso.

Após o adiamento, a CD Projekt Red convocou uma conferência de imprensa onde esclareceu alguns pontos. Algo que marcou essa conferência foram detalhes sobre o modo multiplayer de Cyberpunk. Um diretor confirmou que o modo multiplayer “parece improvável” de ser lançado em 2021.

Uns dias após esse anúncio, surgiram rumores que explicavam o porquê deste adiamento. Este rumor diz-nos que o que motivou o adiamento foram as consolas base da atual geração: PlayStation 4 e Xbox One S. Particularmente na consola da Microsoft, a performance é “extremamente insatisfatório” e que “em Janeiro de 2020 o problema ainda não estava corrigido”.

Cory Barlog, diretor de God of War (2018), utilizou o seu Twitter para esclarecer um pouco mais sobre o desenvolvimento de jogos. Eis o que ele disse:

TODOS os jogo correm mal até otimizar o hardware no impulso final antes da fase de ouro. ❤️

Cory Barlog, Diretor de God of War (2018)

A fase de ouro é uma etapa de desenvolvimento de um videojogo, em que o jogo está totalmente construído e encontra-se pronto para ser gravado nos DVD’s e enviado para as lojas.

Para aprofundar esta questão, Barlog explicou mais detalhadamente a sua opinião:

Então, sinto que preciso explicar melhor isto, porque muitos podem não ter a imagem mais precisa do processo de criação do jogo.

Na verdade, muitas vezes provavelmente NÃO queremos partilhar isso porque, por algum motivo, acreditamos que as pessoas vão tirar conclusões apocalípticas e ficar com raiva.

Não posso dizer que falo pela indústria toda, então os colegas desenvolvedores concordem em discordar ou corrigem-me se a vossa experiência é diferente, mas acho que isso é verdade para a maioria dos jogos.

Os jogos são muito feios, por muito tempo, até que não são.

Tradicionalmente, isso é bem perto do fim.

Isso se deve ao, absolutamente, maldito nível de complexidade e às peças móveis necessárias para tornar realmente qualquer jogo hoje uma realidade.

Na maioria dos casos, confiamos na paixão e na crença de que essa ‘coisa’ com falhas presas com fita adesiva será algo que tomará forma no final.

Para mim, não há NADA vergonhoso ou nefasto sobre o jogo não correr bem no desenvolvimento.

Todos nós obviamente queremos propocionar humanamente a experiência mais suave / sem bugs possível.

Às vezes nós (principalmente) conseguimos. Às vezes não.

Mas nunca é porque não tentamos.❤️

Cory Barlog, Diretor de God of War (2018)

Barlog compreende perfeitamente que os jogos, nos dias de hoje, tenham uma complexidade gigante e que criar um jogo, ainda para mais com a ambição de Cyberpunk 2077, seja uma tarefa bastante complicada e que exige muito das produtoras. No entanto sente que o facto de Cyberpunk 2077 não estar com a melhor performance nas consolas da atual geração, será um obstáculo ultrapassado. Esperemos que tenhas razão Barlog.

E tu o que achas desta ideia? Concordas com Barlog? Deixa o teu comentário abaixo!