Phil Spencer, lider da divisão Xbox da Microsoft, afirma que o Xbox Game Pass permanecerá um serviço exclusivo à Xbox, e não aparecerá em outras consolas.

Numa entrevista recente à GameStar (Alemã), o chefe da Xbox, Phil Spencer, discutiu porque serviços como o Game Pass não aparecem noutras plataformas de hardware como a Switch, PlayStation, ou mesmo Google Stadia.

“O que se passa com outras plataformas de consola de jogos é que não somos capazes de trazer uma experiência Xbox completa nessas plataformas“, disse Spencer. “Nos locais onde levamos a Xbox, como smartphones, como estamos a fazer agora com o Projecto xCloud com Xbox Game Pass Ultimate, o que fizemos com o PC ao trazer para lá toda a nossa experiência Xbox. Sabemos que quando alguém está a jogar um dos nossos jogos Xbox, há uma expectativa de que tem a sua comunidade Xbox LIVE, tem os seus achievements, o Game Pass é uma opção para mim, a biblioteca de jogos first-party está completamente lá”.

XBOX GAME PASS "X019" Trailer Announcing New Games (2019) Xbox One

Relativamente à possibilidade de surgir noutras plataformas, Phil Spencer afirma que “as outras plataformas não estão realmente interessadas em ter uma experiência Xbox completa no seu hardware. Mas para nós, queremos estar onde os jogadores querem estar e é esse o caminho que estamos a seguir”.

Isto significa que não existem planos, para já, de trazer o serviço Xbox Game Pass para outras plataformas como a Nintendo Switch, que muitos defendiam ser uma possibilidade.