A Sony está a comunicar às editoras e estúdio que a partir do dia 13 de julho de 2020, qualquer jogo submetido para certificação, deverá ser compatível com a PlayStation 5 a ser lançada no final deste ano.

Esta informação chega-nos do Eurogamer.net que viu documentação para os estúdios a informar desta nova mudança. Também é dito que cabe aos estúdios assegurar que do ponto de vista técnico esta compatibilidade.

A Sony também diz que vai contactar os estúdios individualmente com os detalhes de como realizar esse teste de compatibilidade.

Na documentação também está escrito que para um jogo ser considerado compatível com a PlayStation 5, este deverá ser jogável sem qualquer tipo de problemas técnicos (o esperado) e tem que ter as mesmas funcionalidades/características que tem para a PlayStation 4.

Sobre jogos submetidos antes do dia 13 de julho para certificação, não é obrigatório realizar qualquer tipo de patch ou atualização para tornar compatível mas é “fortemente recomendável”.

Se os jogos forem submetidos após dia 13 de julho, qualquer patch ou atualização deverá manter a compatibilidade com a PlayStation 5. Quando um jogo se torna compatível com a PlayStation 5, deverá continuar a ser sempre.

Relembramos também que nem todos os jogos lançados após 13 de julho vão ser obrigatoriamente compatíveis porque o processo de certificação acontece muito antes do lançamento para que a Sony faça os testes necessários. Isto apenas se aplica à certificação.

O Eurogamer.net também afirma que The Last of Us Parte II e Ghost of Tsushima vão ser atualizados para tirar proveito da PS5 mas até ao momento não existe confirmação oficial.

O que pensam desta medida? Que jogos gostavam de ver compatíveis na PS5? Deixem a vossa opinião nos comentários!