A próxima geração chega no fim deste ano e parece que os jogadores já só pensam nela. Dados revelados recentemente pelo grupo do NPD, confirmam isso mesmo.
O relatório, recentemente divulgado, é referente ao mercado nos Estados Unidos da América, que é o maior mercado mundial da indústria dos videojogos. O relatório analisa a venda de videojogos, a sua receita, a venda de acessórios como também a venda de consolas.
Segundo o analista da NPD, Mat Piscatella, “a venda de consolas em janeiro de 2020, diminui 35% comparando com o mesmo período do ano passado, para 129 milhões de USD$”. Para além disso a indústria dos videojogos, somando toda a receita de vendas de jogos, acessórios e hardware, diminuiu em 26% em relação a janeiro de 2019. A PlayStation e Xbox foram as consolas que tiveram um maior decréscimo enquanto que a Nintendo Switch manteve-se estável.

O analista Daniel Ahmad, no seu Twitter, acrescentou mais alguns dados relevantes para esta estatística:
Um argumento interessante do relatório do NPD dos EUA é que as vendas de hardware para PS4 e Xbox One em janeiro de 2020 são consideravelmente mais baixas do que PS3 e Xbox 360 em janeiro de 2013.
As consolas da próxima geração estão a chegar, mas tanto PS4 como Xbox One estão a diminuir mais do que o esperado.
Daniel Ahmad, Analista da Niko Partners.
Também são apontadas algumas razões para este declínio, nas quais a GameHub concorda, que são:
- Tanto PlayStation 4 como Xbox One, mantiveram o seu preço PVP estável ao longo dos últimos anos com muitas poucas baixas;
- Já é do conhecimento geral que tanto PlayStation 5 e Xbox Series X vão ter retrocompatibilidade com outras gerações;
- Muitos jogos de renome de 2020 foram adiados.
E você o que acha destes números? Concorda com as justificações para a diminuição de vendas? Deixe a sua opinião abaixo!