Conseguimos descobrir qual o valor que a Sony pagou para adquirir a produtora de jogos – Insomniac Games (criadores de Spider-Man na PS4, Ratchet & Clank, Sunset Overdrive na Xbox, entre outros).

Isto foi descrito no relatório financeiro publicado no SEC, e podemos ler que a Sony Interactive Entertainment adquiriu a Insomniac por US$ 229 milhões (cerca de 210 milhões de euros e 990 milhões de reais). Apesar da aquisição ter sido anunciada em agosto do ano passado, a transação só deu por concluída em novembro do mesmo ano.

Isto é um valor extremamente barato para uma produtora do calibre da Insomniac Games que o seu jogo mais recente – Spider-Man (PS4) vendeu mais de 13 milhões de unidades! Sabemos que uma sequela está a caminho, e que deverá superar as vendas do primeiro jogo, sendo que foi um dos melhores investimentos que a Sony poderia ter feito.

História da Insomniac Games com a SONY

A Insomniac Games foi fundada em 1994. Embora o seu primeiro jogo, Disruptor, tenha sido feito para o 3DO, foi lançado na PlayStation depois do desastre da 3DO. O Disruptor não vendeu bem, mas ajudou a estabelecer um vínculo entre a Insomniac e a Sony Computer Entertainment. Em seguida, Insomniac fez Spyro The Dragon.

Spyro the Dragon - Trailer - 1998

Spyro tornou-se num grande sucesso que se tornou uma franquia, o dragão roxo rapidamente se tornou uma dos mascotes da Sony durante a era da PlayStation 1. Depois da Sony encerrar a sua parceria com a Universal Interactive Studios, que posteriormente venderia a propriedade intelectual Spyro para a Activision, a Insomniac continuaria a trabalhar diretamente com a Sony. Em 2002, o desenvolvedor lançou o Ratchet & Clank. Novamente, o jogo foi um sucesso para a Sony e a empresa continuou a transformar os jogos de Ratchet & Clank na vida útil da PlayStation 3.

Ratchet & Clank - Story Trailer | PS4

No entanto, a nova franquia para a PlayStation 3 seria a série Resistance. Embora a Sony e a Insomniac tenham lançado sequelas desta série, não foi o sucesso que o desenvolvedor esperava. Sua série de maior sucesso continuou a ser Ratchet & Clank.

Após o lançamento do Resistance 3, a Insomniac anunciou que iria fazer jogos para outras plataformas. Eles desenvolveram o título da EA Partners, Fuse, e o exclusivo Sunset Overdrive da Xbox One. Eles também fizeram muitos títulos de VR para Oculus e Oculus Rift, e alguns títulos menores, como Song of the Deep. No entanto, eles continuaram a fazer jogos de Ratchet & Clank com a Sony, e os títulos da Insomniac sempre parecem se sair bem na PlayStation. Isso culminou em 13 milhões de unidades vendidas pela sua última colaboração, o Spider-Man da Marvel.

Que achas desta aquisição? Porque será que a aquisição foi tão barata? Comenta abaixo!