Já não é novidade que a equipa da Xbox quer continuar a apostar forte na retrocompatibilidade. Nesta geração, já tivemos excelentes exemplos disso como conseguires jogar um clássico como Red Dead Redemption na Xbox One X a 4K nativamente. Mas a Xbox quer mais!

Num recente podcast, para além de falarem um pouco sobre voltar de imediato a um jogo após reiniciar a consola, Jason Ronald, diretor da gestão de programas, abordou o potencial que a retrocompatibilidade tem na próxima Xbox Series X:

A nossa equipa para a retro-compatibilidade é uma das melhores da indústria e estamos mesmo a ver que novas oportunidades nos dá a Xbox Series X, onde podemos melhorar os títulos além do que já viste.

Estão sempre a inventar novas técnicas e é mesmo espectacular ver a criatividade e inovação naquela equipa e é a mesma equipa responsável pela compatibilidade 360 e Xbox original na Xbox One. A mesma equipa que continua a procurar pelo mais avançado na Xbox Series X.

Jason Ronald, diretor da gestão de programas Xbox

A Xbox já começou a desvendar alguns detalhes sobre o que esperar da próxima Xbox Series X e parece que a retrocompatibilidade vai ser uma aposta forte para a próxima geração. Para além disso, caso as editoras assim queiram, quando comprar um jogo na Xbox One, vai poder jogá-lo gratuitamente na Series X atualizado com melhorias gráficas e melhor performance se possível.

Xbox Series X - World Premiere - 4K Trailer

Certamente nos próximos meses teremos mais detalhes sobre esta tecnologia tanto na Xbox Series X como na PlayStation 5.

A Opinião da GameHub.pt

Tendo pessoalmente experimentado a retrocompatibilidade na Xbox One X, só tenho a falar bem desta tecnologia. Eu tive a oportunidade de rejogar Witcher 2 ou Red Dead Redemption a 4K nativos. Uma experiência fantástica. Com Red Dead Redemption ainda foi melhor porque não temos como o jogar no PC porque nunca chegou a ser lançado.

Relativamente à Xbox Series X dou como exemplo o The Witcher 3: Wild Hunt. Joguei na Xbox One X no seu modo performance que permite resoluções dinâmicas entre 1080p e 4K e os FPS desbloqueados que podem ir até 60FPS. Na Xbox Series X é muito provável que consigamos jogar Witcher 3, a 4K nativos a 60FPS. Um jogo que é tão exigente como The Witcher 3 e isto é só um exemplo.

Geralt de Rivia segurando cabeça de um monstro
The Witcher 3 tem patch Xbox One X

Vamos ter com certeza melhores performances, mais FPS (gostava que existisse maneira ao nível do sistema de desbloquear os FPS em jogos que os têm bloqueados a 30) e melhores resoluções na próxima geração. Acho que a Xbox está no caminho certo a investir nesta tecnologia e espero que a PlayStation faça concorrência feroz a isto.

E você o que pensa sobre a retrocompatibilidade na próxima geração? Será a Xbox ou a PlayStation a ganhar a guerra da retrocompatibilidade? Deixe a sua opinião nos comentários!