O serviço de streaming de jogos através da cloud da Xbox, xCloud, está somente disponível para smartphones, mas a Microsoft sabe que existe procura noutros dispositivos.

Embora possas ser um membro Xbox Game Pass no PC ou Xbox One, na verdade, não vais conseguir transmitir jogos nesses dispositivos.

Então porque é que isso acontece? Bem, acontece que é apenas uma questão de prioridades para a Microsoft.

O chefe do Xbox Phil Spencer respondeu hoje mesmo a esta pergunta no Twitter, explicando que a empresa está a planear tornar possível streaming em cloud em PCs e consolas, mas não neste momento.

“Sim, queremos fazer isto”, disse Spencer, referindo-se à capacidade de streaming de jogos Game Pass em dispositivos que não sejam smartphones.

“Está na longa lista de coisas em que a equipa xCloud está a trabalhar, só que um pouco mais abaixo na lista. Mas queremos que os jogadores de consola e PC possam navegar tão facilmente como os jogadores de smartphone, é uma boa funcionalidade do Game Pass”.

É compreensível que, neste caso, o smartphone seja prioritário.

Alguém com uma consola Xbox tem menos necessidade de streaming de jogos do que uma pessoa no smartphone, sem acesso a um dispositivo de jogos dedicado.

No entanto, abrir a funcionalidade no PC tem o benefício de permitir que computadores de uma gama baixa que não cumprem os requisitos mínimos, possam disfrutar dos jogos disponíveis no xCloud, por exemplo.

Plataformas concorrentes como Google Stadia já oferecem streaming para PC, embora obviamente precises de comprar os jogos que queres jogar.

Xbox Game Pass Cloud Gaming foi lançado em setembro de 2020 em mais de 22 países com um catálogo de jogos superior a 150.

O que acham desta possibilidade? Iriam dar-lhe uso? Deixem as respostas nos comentários!