As Diferenças do Comando PS5: Dualsense vs Dualshock 4

comando da ps4 e ps5

O novo comando da Playstation 5 – DualSense tem várias diferenças importantes em relação ao atual comando da PS4, DualShock 4

A Sony revelou ontem mais informações do seu próximo sistema PS5, desta vez o destaque vai para o novo comando, pela primeira vez vai ter um nome diferente do atual “Dualshock”, e passará a chamar-se “DualSense”. Este novo comando vai trazer várias diferenças e alterações ao comando atual da PS4, adicionando também várias melhorias.

Infelizmente, a Sony tem-se abstido dos fãs da Playstation que esperam por qualquer novidade relativa à nova Playstation 5. Se quiserem saber todas as informações que conhecemos neste momento relativos à PS5, visitem este artigo, desde retro compatibilidade, novos exclusivos, especificações, etc. Mas desta vez temos novidades, relativas ao novo comando, e vamos analisar agora as diferenças.

DualSense: design maior em dois tons

Mal olhamos para o comando, é possível notar logo a diferença no design, desta vez vemos o DualSense (comando da PS5) em dois tons diferentes. Normalmente, os comandos da Sony têm apenas uma cor, são monocromáticos (cor preta), logo esta diferença de cores é logo um destaque no novo comando. Desta vez, os botões de marca da Playstation (triângulo, quadrado, cruz e bola) perdem as várias cores habituais, dando ao comando uma aparência mais ‘única’.

Este design também se destaca por ser bem mais ergonómico, ou seja, tem um perfil mais arredondado quando comparado ao Dualshock 4, e nota-se que é mais similar nesse aspeto ao comando da Xbox One. Além disso, a barra de luz alterou o seu lugar habitual, e desta vez, senta-se em ambos os lados do TouchPad e não na parte superior do comando.

DualSense: Bateria, R2 e L2 Adaptáveis e Feedback Tátil (Haptic Feedback)

A Sony anunciou o DualSense no seu Blog (Playstation Blog), e de acordo com o post, o design mais ‘espesso’ do comando é devido aos componentes que se encontram no interior. O comando da PS5 traz-nos gatilhos adaptáveis, o que significa que podem oferecer diferentes níveis de resistência, dependendo da ação atual do jogo. Imaginemos que o jogador está a puxar o L2 para puxar um arco, isto pode exigir mais força do que o gatilho de uma arma normal. E além disto, DualSense traz também Feedback tátil, que é uma espécie de estrondo avançado que permite aos jogadores sentirem texturas especificas, como a sensação de guiar numa estrada com lama.

Relativamente à bateria, a Sony afirma que “considerou cuidadosamente maneiras de manter uma vida útil forte de bateria” no comando da Playstation 5. E, de acordo com o Digital Trends, a bateria do comando da PS4 dura cerca de 4-8 horas por carga. A Sony parece querer manter o mesmo tempo de uso no seu novo comando, mas estes novos recursos poderão diminuir rapidamente o tempo de bateria planeado.

DualSense: Microfone Embutido e Novo Botão “Criar”

Mais uma novidade que o DualSense nos traz é um microfone embutido, algo que não tinha no Dualshock4. A Sony afirmou que isto permitirá aos jogadores conversarem mais rapidamente com os seus amigos, apesar de continuar a recomendar o uso de headphones para sessões mais longas.

Outra diferença é que o botão ‘Partilhar’ do dualshock 4 será substituido pelo botão ‘Criar’. No entanto, a Sony não ofereceu explicação para esta alteração ou qual é o verdadeiro uso deste novo botão, decerto saberemos mais informações relativas ao botão “Criar” quando estivermos mais perto do lançamento da consola, mas deverá ser um botão com funcionalidades similares ao “Partilhar”.

Se tiverem curiosidade de ver alguns dos comandos “DualSense” alterados com photoshop, poderão ver no nosso artigo aqui. Que acham deste novo comando da PS5? Comentem abaixo.

Se gostam dos nossos contéudos deixem o vosso Like na nossa página do Facebook. Podem também seguir-nos no Instagram ou Twitter. Adicionem a GameHub.pt aos vossos favoritos no Google News e acompanhem semanalmente o nosso Podcast.