Mais um ano, mais um Football Manager para desfrutarmos.

Football Manager é das séries mais conhecidas no que toca aos jogos do mundo do desporto. Aqui somos e vivemos como um verdadeiro treinador de futebol para levar as nossas equipas à glória.

Para a edição deste ano a Sports Interactive prometeu melhorias no sistema de recrutamento, interações mais orgânicas, um resumo de época melhorado, reuniões de recrutamento e muitos mais.

Será que vale a pena comprar FM21? Vamos à review.

Football Manager 2021 | Launch Trailer | #FM21 Out Now

Sendo um grande fã de futebol, já jogo Football Manager desde 2017 (se as minhas contas não me enganam) e tenho vindo a acompanhar ano a ano as melhorias que vamos recebendo.

Logo nas minhas primeiras horas com o jogo senti uma diferença gigante nas interações com os jogadores, imprensa e a minha equipa técnica.

Vou dar o exemplo de quando um dos teus jogadores ganham o prémio de melhor jogador do mês, vais ter a opção de “Colocar braço à volta do ombro”,  “Bater no ombro” ou “Aperto de mão” para interagir com o teu jogador enquanto lhe dás os teus parabéns por aquele prémio.

As conferências de imprensa agora também são muito mais orgânicas em que temos vários jornalistas com direitos a questões e podes ver o “Ambiente na Conferência de Imprensa” bem como o estado de espírito de cada um dos jornalistas.

As tuas respostas também estão melhoradas em que, tal como nas interações com os jogadores, agora podes escolher as emoções que queres transmitir enquanto dás as tuas respostas como “Sorria calorosamente” ou “Bater na mesa”.

No fundo, a comunicação neste jogo foi o principal foco da Sports Interactive.

Sinto que todas as minhas interações com todas as pessoas são muito mais orgânicas e naturais. Mesmo quando os jogadores estão chateados porque querem jogar mais tempo ou porque querem um novo contrato, quase sempre foi com razão.

Tenho também que deixar um pequeno comentário às animações e visuais que de ano para ano vão melhorando e este ano não é exceção.

Vais encontrar visuais e efeitos ligeiramente melhorados bem como mais animações. Não é nada que fiques de boca aberta, mas é o habitual – uma melhoria contínua.

Também relacionado com os visuais e animações, temos agora uma melhoria muito significativa no que à movimentação dos jogadores diz respeito.

Vou dar o exemplo dos meus defesas laterais que em jogos anteriores, sempre que eles surgiam perto da linha lateral do adversário, cruzavam sempre ou quase sempre.

Já levo mais de 70 horas de jogo e testei isto com várias equipas, táticas e formações e agora os laterais, além de cruzar com muita frequência porque eu dou a instrução para isso, quando estes vêm uma melhor oportunidade como continuar a sua corrida para chegar perto do guarda-redes, fazer um cruzamento atrasado ou então tentar o remate, eles fazem-no com mais frequência.

Vou dar outro exemplo desta vez nos pontas de lança.

Muito frequentemente em anos anteriores de Football Manager, quando um ponta de lança recebia a bola na grande área de costas para a baliza, tentaria rodar e rematar fosse por onde fosse.

Em FM21 mais que uma vez em várias equipas com pontas de lança diferentes, estes quando viam que um colega seu de equipa estava à sua frente, davam um pequeno toque para fora da grande área em que o colega aproveitava para fazer um remate.

Tal como escrevi, já levo dezenas de horas e vejo estas pequenas mudanças no comportamento dos jogadores que fiquei muito surpreso e agradado a ver que de uma forma geral os jogadores eram mais “inteligentes”.

Precisamente pelos jogadores serem mais “inteligentes”, fiquei com a sensação que este é o FM mais difícil que já joguei. Não digo que isto seja um ponto fraco ou ponto forte, mas quem quiser tentar mais um ano levar o seu clube à glória, vai perceber que agora isso é mais difícil de atingir.

Também não posso terminar esta review sem falar dos finais de época que foram muito bem trabalhados e melhorados para FM21.

No final da época vais receber um sumário de tudo o que aconteceu durante esse período como os melhores e piores momentos, o 11 da época, as melhoras contratações e/ou saídas, os títulos que conquistaste, a reação da Direção à tua época entre outros detalhes.

Claro que nos anos anteriores também recebíamos esta informação, mas melhorarem a apresentação e interface de uma forma que ficou muito “limpa” e muito clara dos teus feitos ao longo da época.

Também tenho que mencionar que nos primeiros dias após o lançamento, este foi sem dúvida o Football Manager que mais bugs e erros me deu. Tive pelo menos 3 erros que me desligaram o jogo. Após um patch que foi lançado poucos dias após o lançamento, apesar de aina conseguir encontrar alguns bugs menores, não tive mais nenhum problema.

Os jogos de desportos anuais são geralmente associados ao mundo das microtransações ou falta de inovação e ver que, ano após ano a Sports Interactive continua a entregar uma experiência que tenta melhorar naquilo que construiu de bom no ano anterior, é realmente uma raridade e algo que deve ser prezado.

Apesar de não me deixar de boca aberta em nenhuma nova funcionalidade, FM21 continua a melhorar aspetos fulcrais da experiência de treinador de futebol e os fãs certamente vão ficar agradados.

Se, como eu, és fã desta série, prepara-te novamente para o vício!

A cópia para análise deste jogo (PC) foi gentilmente cedida pela Ecoplay a quem agradecemos.

REVIEW GERAL
Muito Bom
8