BioShock 4 terá lugar num cenário completamente novo, uma listagem de vagas de emprego no estúdio Cloud Chamber sugere.

Enquanto os dois primeiros jogos da série tiveram lugar na cidade subaquática de Rapture e o terceiro na cidade flutuante de Columbia, a próxima edição parece ter um novo mundo.

Uma vaga de emprego para um modelista de ambiente principal na Cloud Chamber indica que: “Queremos que dês o exemplo, liderando esforços para nos ajudar a dar vida a um fantástico e novo mundo.”

“Juntos, iremos preparar o palco para uma impressionante experiência narrativa e orientada por sistemas”.

O candidato selecionado terá de “criar modelos 3D visualmente apelativos de elementos naturais e arquitetónicos baseados em arte conceptual e/ou referência fotográfica, enquanto extrai os melhores / mais brilhantes detalhes e os exagera até um ponto de caricatura”.

O estúdio está a recrutar para múltiplas disciplinas.

Um dos papéis disponíveis é o de designer de combate principal, que será encarregado de desenvolver “um paradigma de combate FPS que seja acessível, satisfatório e permita um alto grau de expressão e experimentação do jogador dentro de um mundo altamente reativo”.

Também se espera que eles “olhem para além do conflito direto, acomodem vários estilos de jogo e encontros de design que possam ser resolvidos através da ingenuidade do jogador”.

Também fica confirmado que o estúdio está a usar o motor de jogo Unreal Engine 4.

A editora 2K anunciou em dezembro de 2019 que tinha começado a trabalhar numa nova entrada na série BioShock e que estaria em desenvolvimento “para os próximos anos”.

De acordo com o director do estúdio global da Cloud Chamber, Kelley Gilmore, a equipa de desenvolvimento do jogo também inclui veteranos de outras franquias incluindo Call of Duty, Assassin’s Creed e Battlefield.

“Como parte dos nossos esforços de recrutamento, estamos à procura de pessoas de diferentes origens e experiências”, disse ela no ano passado. “Estou confiante que a profundidade e variedade da experiência de desenvolvimento de jogos na Cloud Chamber levará a outra experiência BioShock inesquecível”.