Desde à muitos anos que Microsoft e Sony produzem as suas consolas em território chinês. Com o novo vírus a afetar grande parte da China, as ordens do governo chinês são para as pessoas se manterem em casa de forma a controlar a epidemia. Por causa disso, o lançamento da PlayStation 5 e Xbox Series X poderá ser gravemente afetado se as empresas que produzem o hardware, não voltarem ao ativo brevemente.

O banco de investimento Jefferies Group, através do Business Insider, revelou num relatório que tanto a Microsoft como a Sony, podem ser afetadas pelo stock de novas consolas no seu lançamento. Ambas consolas são esperadas no fim deste ano, por volta do período natalício e, é provável, que numa ocasião como estas, a produção em massa das novas consolas já esteja para começar.

Xbox Series X - World Premiere - 4K Trailer

Quem já foi afetada pelo coronavírus foi a Nintendo. A Switch tem grande parte da sua produção (96%) de hardware na China e com este novo vírus viu-se obrigada a comunicar que a sua consola bem como os comandos, poderão ter problemas de stock em várias lojas principalmente no mercado japonês.

A Jefferies Group revelou que:

O setor de videojogos está neste momento a produzir ou começar uma mudança de geração de consolas para a temporada de festas de fim de ano de 2020. Se os encerramentos de fábricas excederem um mês, o planeamento dos jogos vai atrasar. As novas consolas podem, da mesma forma, sofrerem com problemas com fornecimento devido à longa interrupção.

Jefferies Group
Dois Dev Kits da PlayStation 5
Dev Kits da PlayStation 5

Certamente que Microsoft e Sony estão a pensar em alternativas para que não exista problemas de stock no lançamento das consolas da próxima geração. Muitas empresas, não só ligada ao mundo dos videojogos, estão a produzir os seus produtos em zonas periféricas à China de forma a manter o stock, como por exemplo no Vietname.

E tu pensas que as novas consolas podem ser afetadas pelo coronavírus ou acreditas que vão-se encontrar soluções para este possível problema? Deixa o teu comentário abaixo!