A Sony lançou novos detalhes sobre a compatibilidade da PS5 com acessórios de consolas antigas e confirmou que os comandos da PS4 não funcionarão com os jogos PS5.

No entanto, o DualShock 4 irá funcionar com os jogos da PlayStation 4 através da retrocompatibilidade, afirma a Sony.

“Acreditamos que os jogos PS5 devem tirar partido das novas capacidades e funcionalidades que estamos a trazer para a plataforma, incluindo as funcionalidades do comando sem fios DualSense”, escreveu Isabelle Tomatis, a chefe de marketing de periféricos da PlayStation.

PlayStation 5: Hands on With the DualSense PS5 Controller

Fones de ouvido sem fio Platinum e Gold, assim como fones de ouvido de terceiros que se conectam via porta USB ou conector de áudio, também funcionarão na PS5, juntamente com os Comandos de Movimento PS Move e o Comando PlayStation VR.

Finalmente, a PlayStation Camera funcionará com a PS5 para jogar “jogos PS VR suportados”. Isto irá requerer um adaptador de Câmara PlayStation que será fornecido sem custos adicionais para os utilizadores PS VR, escreveu Tomatis. Mais detalhes sobre como obter o adaptador serão anunciados numa data posterior.

A Sony revelou o comando DualSense da PlayStation 5 em abril, chamando-lhe “uma partida radical” dos seus anteriores DualShock.

A principal característica do comando PS5 é o feedback tátil, que a Sony afirma acrescentar uma variedade de sensações poderosas que os jogadores sentirão quando jogarem, como a areia ao conduzir um carro através da lama.