4ª Games, o estúdio por detrás dos jogos da série Metro, foi adquirido pela Embracer Group através da sua subsidiária Saber Interactive.

O estúdio ucraniano – que também tem um estúdio em Malta – foi comprado por um preço inicial de 36 milhões de dólares, foi anunciado.

Dentro do Grupo Embracer, a 4A Games funcionará como um estúdio independente sob o nome de Saber Interactive, o estúdio de Day Z, que foi adquirido no início deste ano.

4A e a Saber estão atualmente a colaborar num novo projeto Metro que a Embracer diz combinar “os valores de produção AAA da 4A Games, o know-how combinado de motores e tecnologia e a experiência da Saber em operações multiplayer e em tempo-real”.

A 4A também iniciou o desenvolvimento de um novo IP AAA que “aproveita a sua década de experiência no desenvolvimento da série Metro”, disse a Embracer.

Metro Exodus - Launch Trailer (Official)

O CEO do Saber, Matthew Karch, disse numa declaração que “com a aquisição da 4A Games, a Saber Interactive está a adquirir um dos melhores estúdios indie da indústria com potencial e capacidade para assumir outro projeto AAA e também está a internalizar o valor dos IPs existentes e futuros no Grupo.

“A Saber solidifica a sua posição como líder no mercado de desenvolvimento de jogos da CEI e da Ucrânia. A combinação da nossa tecnologia e capacidades da 4A Games apresenta uma tremenda oportunidade de crescimento e expansão”.

O CEO da 4ª Games disse que “A Embracer Group e Saber Interactive são os parceiros perfeitos para a 4A Games e para a nossa próxima fase de crescimento.

Juntos vamos continuar a construir a série Metro e vamos focar-nos em trazer uma experiência multiplayer para a nossa base de fãs.

Esperamos construir um novo e ainda mais ambicioso IP AAA num futuro próximo”.

A compra da 4A foi uma das sete aquisições de estúdios de jogos anunciadas pela Embracer.

As outras aquisições incluem o estúdio de Insurgency, New World Interactive, além da Palindrome Interactive, Rare Earth Games, Vermila Studios, Pow Wow e DECA Games.