Um dos jogos mais populares de sempre e o jogo que mais lucrou em 2019, Fortnite, não fazia parte da lista de jogos que podias descarregar diretamente da Play Store. Eras obrigado a fazer download através do website oficial e instalar como uma aplicação externa.

Agora Fortnite já está disponível para fazeres download diretamente da Play Store. Como seria de esperar o jogo é exatamente o mesmo quando tinhas que fazer o download externo.

Logo do Fortnie num smartphone
Fortnite é o jogo que mais lucrou em 2019

Mas a Epic Games que é a produtora do jogo, publicou um comunicado criticando a Play Store e consequentemente a Google.

Após 18 meses de operação do Fortnite no Android fora da Google Play Store, chegamos a uma conclusão básica. A Google coloca em desvantagem o software para download fora do Google Play, por meio de medidas técnicas e comerciais, como assustadores e repetitivos pop-ups de segurança para software descarregado e atualizado, acordos e negociações restritivas de fabricantes e operadoras, relações públicas do Google caracterizando fontes de software de terceiros como malware e novos esforços, como o Google Play Protect, para bloquear completamente o software obtido fora da loja do Google Play

Comunicado da Epic Games

A Epic Games termina o comunicado dizendo que espera que a Google “reveja as políticas e negócios num futuro próximo para que todos os desenvolvedores tenham liberdade de entrar e negociar com clientes no Android e Play Store através de serviços abertos, incluindo serviços de pagamento, que podem competir em igualdade de condições”.

Fortnite Chapter 2 - Season 2 | Top Secret Launch Trailer

O principal problema que a Epic argumentou para não querer incluir Fortnite na Play Store, foi que a Google cobra uma taxa de cerca 30% por cada transação realizada na Play Store e como Fortnite é dos jogos mais lucrativos atualmente do mundo tendo o seu foco em microtransações, a Epic Games considera essa taxa muito elevada e injusta.

Vão jogar Fortnite nos vossos smartphones? O que pensam sobre os 30% que a Google cobra na Play Store? Deixem as vossas opiniões nos comentários.