Num recente relatório publicado pelo Gamesindustry.biz, é possível analisar alguns dados bastante interessantes para a indústria dos videojogos. Estes dados são apenas referentes ao Reino Unido, durante o mês de janeiro, mas, sendo um dos maiores mercados de videojogos da Europa, são dados que nos fazem pensar.

Começamos por saber que, apesar de ter sido lançado em 2013, Grand Theft Auto 5 foi o jogo mais vendido em janeiro no Reino Unido. Semana após semana, mês após mês, o fantástico jogo da Rockstar Games mantem-se sempre como dos jogos mais vendidos tanto no Reino Unido como nos Estados Unidos da América.

Mais impressionante que isto, é que ficamos a saber que Grand Theft Auto 5 no mês de janeiro de 2020, vendeu mais unidades (físicas e digitais) do que no mesmo ano de 2019.

Trevor, Franklin e Michael do GTA V segurando armas
GTA V continua a dominar o top de vendas no Reino Unido

Apesar de GTA 5 ser o videojogo mais vendido, só tendo em conta as vendas de videojogos físico, o mais vendido foi Call of Duty Modern Warfare.

Um dos dados mais curiosos retirados deste relatório é que, no Reino Unido, as vendas de videojogos digitais representaram 57% das vendas totais naquele território. Este número tem tido uma tendência de aumentar ao longo dos anos.

Durante janeiro, a Eletronic Arts foi a editora que obteve uma maior percentagem das vendas totais: 15%. Jogos como FIFA 20 ou Star Wars Jedi: Fallen Order ajudaram a editora norte-americana a ficar em 1º lugar.

Relativamente a consolas, comparando com 2019, existiu um decréscimo de 42% no número de vendas. Isto pode dever-se à aproximação do lançamento das novas consolas da PlayStation e da Xbox, bem como não ter sido um mês recheado de lançamentos de videojogos.

TOP 20 de videojogos vendidos no Reino Unido (Físicos e Digitais)

*sem dados de vendas digitais

  1. Grand Theft Auto V
  2. Call of Duty: Modern Warfare
  3. FIFA 20
  4. Star Wars Jedi: Fallen Order
  5. Dragon Ball Z: Kakarot
  6. Star Wars Battlefront II
  7. Tom Clancy’s Rainbow Six Siege
  8. Red Dead Redemption 2
  9. Just Dance 2020
  10. Minecraft
  11. EA Sports UFC 3
  12. Need For Speed: Heat
  13. Luigi’s Mansion 3*
  14. Monopoly Plus
  15. Borderlands 3
  16. Uno
  17. Mario Kart 8 Deluxe*
  18. Resident Evil 2
  19. Spider-Man
  20. The Sims 4

O que acha desta lista? Acredita que no futuro videojogos fisicos vão ser raros? Deixe a sua opinião nos comentários!