- Plataformas: PC, PlayStation 4, Xbox One
- Género: Ação, RPG, Loot
- Lançamento: 4 setembro 2020
- Produtora: Crystal Dynamics, Eidos-Montréal, Nixxes
- Editora: Square Enix
Características de Marvel’s Avengers:
- Campanha de 11 horas
- Vários modos de dificuldade
- Jogabilidade diferente entre personagens
- Protagonista interessante
- Bom grafismo
Campanha Satisfatória
A narrativa de Marvel’s Avengers começa com uma celebração. Vemos pela primeira vez a protagonista desta história no universo da Marvel, Kamala Khan. Ela é uma miúda que sonha ser uma heroína equiparável ao poderoso Thor e sábio Capitão América. Khan está a voar para o evento dos Avengers em San Francisco, onde estão a decidir quem ganha o prémio de melhor banda desenhada.
É aqui que Kamala conhece os seus heróis e o jogador começa a controlar a personagem principal desta história. Durante este evento, que acabará por ser conhecido como “A-Day”, ocorre um ataque na cidade de San Francisco que chama todos os vingadores, e acaba por causar a morte de um dos vingadores.
Durante esta narrativa, nós destruímos, maioritariamente, robots capazes de causar muita destruição – Synthoids. A história resume após 5 anos deste evento que causou três importantes acontecimentos: a separação da equipa dos vingadores, pois foram culpados pelo A-Day; a propagação de um vírus que dá “superpoderes” a pessoas normais (Inhumans); e a morte de milhares de pessoas em San Francisco.
Destes eventos, surge uma organização – Advanced Idea Mechanics, A.I.M., que promete trazer a solução para um mundo sem heróis e para acabar com a ‘ameaça’ dos Inhumans. Um destes Inhumans é a nossa protagonista, Kamala Khan, que ainda acredita no valor que os Avengers servem para o mundo, e começa a missão de voltar a reuni-los. Desta forma, a campanha é dividida numa série de missões que te dá o controlo dos diferentes heróis. Todas estas, implicam que viajes para um local do mundo, e derrotes os inimigos ou cumpres o objetivo da missão em cada um.
Além disso, cada Avenger tem a sua própria cadeia de missões, que é interessante, no entanto não está ao nível das missões da campanha principal. Podem ser consideradas missões secundárias, pois são também opcionais para completar a narrativa principal.
Jogabilidade Cativante e Diferente
Com cada Avengers temos uma jogabilidade diferente para o acompanhar. Todos estes são fáceis de jogar no início, e aprender as suas habilidades iniciais, mas tanto as habilidades como os seus movimentos vão se complexando com a experiência que vais acumulando ao longo das missões.
Isto permite desbloquear novos combos e skills que permitem personalizar a tua experiência de uma forma satisfatória. Embora não seja a típica árvore de skills de um RPG, por exemplo, continua a ser algo que faz a diferença na altura de experimentar e jogar com cada personagem.
O combate oferece um feedback claro ao jogador, e sentes o impacto dos teus ataques nos inimigos, principalmente no caso do Hulk, que foi a minha personagem principal, sente-se intimamente cada golpe no adversário. O jogo também demonstra os números dos danos e os efeitos que certos skills causam nestes inimigos.
Existem dois tipos de missões, as missões focadas na história do jogo, no qual são mais lineares e focados num jogador. E as missões de multijogador no qual o ambiente do jogo é mais aberto, e permite uma navegação e exploração maior ao jogador.
Conclusão: Um jogo divertido que podia ser mais
Embora Marvel’s Avengers seja um bom jogo, poderia ser muito mais. A narrativa tinha potencial para ser uma história excelente no mundo da Marvel. A performance do jogo deixa muito a desejar, mesmo nas consolas mais poderosas desta geração. O loot e a progressão não cativam o jogador a melhorar a sua personagem principal, pois o loot não oferece um feedback claro de progressão ao jogador.
Pontos positivos:
- Personagens distintas umas das outras
- Combate acessível e cativante
- Bons gráficos
- Narrativa interessante
Pontos negativos:
- A narrativa tinha potencial para ser melhor
- Loot não é interessante
- Certos locais são pouco atraentes de explorar
- Bastantes bugs e problemas de performance
Nota: A chave do jogo para a PS4 foi amavelmente cedida à GameHub.pt pela Bandai Namco, a quem desde já deixamos o nosso obrigado.