Após o recente adiamento de Cyberpunk 2077, a CD Projetk Red organizou uma conferência onde foi possível saber mais sobre as consequências do adiamento e também o impacto que terá no modo multiplayer.

Durante esta conferência, vários jornalistas tiveram oportunidade de esclarecer a situação de Cyberpunk 2077 diretamente com um dos CEO’s da CD Projekt Red: Adam Kiciński e outros membros do conselho de administração. Uma das questões colocadas prendeu-se com a possibilidade de haver “crunch”: termo usado na indústria de videojogos para descrever um período temporal em que os desenvolvedores trabalham horas extra, o que acarreta muita pressão nas equipas para conseguirem lançar o jogo na data prevista.

Em certo grau, sim – para ser honesto. Tentamos limitar o crunch o máximo possível, mas é a fase final. Tentamos ser razoáveis nesse sentido, mas sim. Infelizmente.

Adam Kiciński – CEO CD Projekt Red

Isto é realmente algo que nos entristece pois sabemos que crunch nunca foi nem nunca será algo positivo para qualquer indústria, até fora dos videojogos. Mas também sabemos que existem sempre acordos comerciais e investidores que, quando se trata de jogos desta magnitude, exigem responsabilidades à CD Projekt Red.

Dois homens a apontar armas a outro homem

Outro dado curioso que foi possível retirar desta conferência de imprensa foi relativamente ao modo multiplayer de Cyberpunk 2077. Recorde-se que este modo foi anunciado durante a Gamescom de 2019. A pergunta era relativa ao lançamento do tão aguardado modo multiplayer de Cyberpunk e se ainda seria adicionado durante o ano de 2021. Eis a resposta:

Em termos de multiplayer, uma coisa que precisamos deixar claro é que Cyberpunk Multiplayer está a ser trabalhado como um jogo AAA – então essa é a primeira coisa a dizer, e acho que Adam estava a indicar que as coisas vão mudar. Portanto, dado o lançamento esperado de Cyberpunk 2077 em Setembro e a série de eventos que esperamos ocorrer após essa data, 2021 parece improvável como a data de lançamento de Cyberpunk Multiplayer.

Michał Nowakowski – Vice-Presidente CD Projekt Red
Cyberpunk 2077 Gameplay Reveal — 48-minute walkthrough

Parece que o adiamento do modo singleplayer, interferiu também nos planos para o seu modo multiplayer. Recorde-se que a CD Projekt Red já afirmou que quer lançar conteúdos gratuitos e não só para o modo singleplayer após o seu lançamento e, certamente, serão lançados patches para corrigir futuros erros ou bugs que o jogo possa ter. Por isso, apesar de tudo, é compreensível que seja dado mais tempo de desenvolvimento ao jogo de forma a que este seja um sucesso tão ou maior que The Witcher 3: Wild Hunt.

E tu o que achas do crunch nos videojogos? E o modo multiplayer entusiasma-te? Deixa o teu comentário abaixo!