Rockstar está a melhorar a sua cultura organizacional

Inimigo em Red Dead Redemption 2 a disparar um revólver

Rockstar Games, muito conhecida por Grand Theft Auto ou Red Dead Redemption, em 2018 viu-se envolvida num artigo, do já famoso Jason Schreier, que nos falava de uma política de crunch em que os trabalhadores chegavam a trabalhar até 100H por semana de forma a ter Red Dead Redemption 2 pronto para o lançamento.

Agora, novamente Jason Schreier, via Kotaku, andou a fazer uma investigação de como é que a cultura organizacional na Rockstar Games tem vindo a mudar desde que a empresa foi envolvida nesta situação.

Conversando com várias pessoas que trabalham ou que trabalharam na Rockstar Games durante os últimos 18 meses, existe uma cultura que tem vindo a melhorar constantemente. A Rockstar emprega globalmente mais de 2 mil trabalhadores.

Capa do jogo GTA 5
GTA 5 já vendeu mais de 120 milhões de unidades

Durante o último ano a Rockstar tem vindo a substituir diretores nas suas várias filiais em San Diego, California, Lincoln ou Reino Unido. Muitos destes diretores eram uma das principais causas para existir tanto crunch e uma política de pressão constante nos trabalhadores.

Para além disso agora tem vindo a acontecer reuniões e formações sobre assédio sexual e como prevenir. Contrataram também uma empresa chamada Mindful Talent para ajudar os trabalhadores e diretores a melhorar as suas habilidades de gestão.

Atualmente, devido a estarem em teletrabalho, os diretores parecem que estão a falar de uma forma correta e respeitosa com os seus trabalhadores. “Eles continuam a enfatizar que é normal não ser produtivo e nosso foco deve estar na nossa saúde e em cuidar das nossas famílias” disse um dos trabalhador.

Jogabilidade de Red Dead Redemption 2
Existiu um crunch gigante para o lançamento de Red Dead Redemption 2

Os diretores da Rockstar também disseram que estão a melhorar a forma como produzem os jogos de forma a antever problemas e criar calendários razoáveis para que as equipas mantenham o bem estar físico e mental. Também implementaram o que chamam de “flexitime” que significa que os trabalhadores podem trabalhar em horas variáveis de acordo com as suas preferências e necessidades.

Um dos trabalhadores que falou anonimamente com o Kotaku, disse que “As mudanças foram boas o suficiente para eu ficar e dar uma oportunidade à Rockstar, mas vamos ver o que acontece no futuro quando as pressões do lançamento de um produto final se tornam realidade”.

Outro ex-trabalhador disse que o problema que existiu em Red Dead Redemption 2 não foi o facto de ser muito ambicioso: “A cultura estava muito centrada na ideia de que, se não estás a fazer horas extras, não estás a trabalhar o suficiente

Arthur de RDR 2 a cavalgar
Red Dead Redemption 2 foi a gota de água para muitos trabalhadores da Rockstar

A Rockstar Lincoln que se foca nos testes de qualidade dos jogos Rockstar, foi uma das principais visadas nestas melhorias constantes. Todos os trabalhadores temporários agora são trabalhadores a tempo inteiro e as horas extras são opcionais. Essas horas extra são pagas a uma taxa de 1,5x.

De uma forma geral, a cultura dentro da Rockstar parece estar a mudar para melhorar. Muitos trabalhadores dizem apesar de tudo, estão um bocado séticos de como a empresa vai lidar quando as datas de lançamento estiverem a aproximar-se, mas que estão dispostos a ficarem mais tempo para ver se realmente a cultura organizacional mudou.

Aqui na GameHub.pt não podíamos estar mais felizes com este tipo de notícias. Infelizmente a palavra crunch parece que é cada vez mais banal no mundo dos jogos e cabe às editoras e produtoras de jogos saberem respeitar os seus trabalhadores porque são eles a mais valia para criarem jogos fantásticos.

E vocês o que pensam sobre esta notícia? Deixem a vossa opinião nos comentários!

Se gostam dos nossos contéudos deixem o vosso Like na nossa página do Facebook. Podem também seguir-nos no Instagram ou Twitter. Adicionem a GameHub.pt aos vossos favoritos no Google News e acompanhem semanalmente o nosso Podcast.