Lançado em 2017, Horizon Zero Dawn tornou-se rapidamente um exclusivo de sucesso da PlayStation 4. Com um score de 89 no Metacritic e com mais de 10 milhões de cópias vendidas no mundo inteiro, não é surpresa que existam muitos pedidos para uma versão PC.

Esta informação vem diretamente do reputado Kotaku, que nos diz que três fontes diferentes que têm contacto priveligiado com a Sony mas que matêm-se anónimos pois não foram autorizados a falar publicamente sobre este port.

Horizon Zero Dawn - E3 2016 Gameplay Video | Only on PS4

Passaram-se três anos desde o lançamento exclusivo na PlayStation 4 o que deve ter impulsionado as vendas da consola, como em tantos exclusivos Sony. A Kotaku ainda nos diz que o jogo será vendido através da Steam e da Epic Games Store, no entanto ainda não é uma decisão final em quais plataformas estará disponível.

Com os seus gráficos já espetaculares, esperamos que uma possível versão PC seja capaz de levar mais longe Horizon Zero Dawn. Por exemplo, na PlayStation 4 o jogo corre a 30 FPS. Na versão para PlayStation 4 Pro, apesar de ter um modo perfomance que o jogador pode escolher, os FPS mantêm-se a 30.

Jogador a atirar flecha a robô inimigo

Esta será a primeira vez que um peso pesado da Sony chegara ao PC. Relebre-se que desde 1994, com a velhinha PlayStation 4, quase todos os jogos financiados e desenvolvidos por estúdios da Sony, têm sido exclusivos PlayStation. As únicas exceções mais recentes são os jogos da Quantic Dream, Heavy Rain, Beyond Two Souls e Detroit: Become Human mas neste caso os direitos de publicaçãono PC ficaram a cargo da própria Quantic Dream. Outro jogo em contexto semelhante é Death Stranding que irá ter uma versão PC para fins de 2020.

Um fator que pode ter ajudado nesta decisão é que tanto Horizon Zero Dawn e Death Stranding, partilham o mesmo motor de jogo da Guerrilla Games: Decima Engine. Este motor de jogo já mostrou do que é capaz em jogos recentes e não é de admirar que se consiga extrair mais do seu poderio gráfico num PC.

E tu estás entusiasmado com Horizon para PC? Deixa o teu comentário abaixo!