Nota: como todos os rumores, isto não é para ser levado como a verdade absoluta.

Já desde 2019 que existem rumores que a Microsoft possa estar a preparar uma versão barata para ser lançada para a próxima geração. Esta versão da próxima Xbox, supostamente tem como nome de código Lockhart, e o seu nome será Xbox Series S.

Através do Twitter, Louise Kirby, desenvolvedor do motor de jogo Void3D para a Xbox), a diferença entre a Xbox Series X e a Xbox Series S vai ser na resolução. Enquanto o objetivo dos jogos na Series X é 4K (3840X2160), na Series S esse objetivo de resolução será de 1440p (2560x1440).

Imagem partilha no Twitter por Louise Kirby

Para além disso, Dealer Gaming, um conhecido Youtuber e insider da Xbox revelou, via Twitter, que em breve vamos ter mais detalhes sobre esta versão mais fraca da Series X. Eis o que ele revelou:

Tenho ouvido que a Microsoft partilhará os detalhes da Lockhart pela primeira vez, em breve.

Deverá dar uma ideia da abordagem multi-consolas para a próxima geração.

Lembre-se, esta consola com 4 Teraflops Navi GPU e CPU Zen é modelo de entrada e, em geral, melhor que a Xbox One X. Cerca de US $ 300

Dealer_Gaming via Twitter

Reunindo todos os rumores que existem já conseguimos ter uma ideia do que a possível Lockart poderá trazer (não confirmado oficialmente):

  • 1440p 60FPS
  • Sem unidade de disco
  • SSD super-rápido que pode ser usado como VRAM
  • AMD SoC de 7 nm com CPU Zen 2 de 8 núcleos e 16 threads em escala reduzida a 3.5GHZ e GPU Navi
  • Menos memória RAM (possivelmente 12 GB)
  • GPU de cerca de 4 Teraflops
  • Visa rivalizar com a PS4 Pro / Substituir a Xbox One S
  • Total compatibilidade com todos os jogos do Xbox One
  • Preço reduzido

Até ao momento a Xbox Series X foi a única consola revelada oficialmente. Tendo em conta o nome “Series” e no passado Phil Spencer, diretor da Xbox, ter falado em “consolas da próxima geração” quando se referia à Xbox Series X, não será de estranhar que possamos ter mais novidades para breve.

Xbox Series X - World Premiere - 4K Trailer

A Xbox Series X vai ser lançada no final deste ano e tem como principal jogo de destaque Halo Infinite.

A opinião da GameHub.pt

O que acha desta ideia de ter uma consola mais barata no lançamento de uma geração? Concorda? Deixe a sua opinião nos comentários!