A Microsoft vai expandir o seu serviço Project xCloud para o iPhone. A Xbox lançou uma versão beta do xCloud através do serviço TestFlight da Apple, permitindo que os testers do xCloud experimentem o serviço num iPhone ou iPad. É a primeira vez que vemos um serviço de streaming de jogos na nuvem aparecer no iOS desde os dias do OnLive – e a aplicação para iOS do OnLive acabou no limbo quando a Apple negou a aprovação. O Stadia do Google e o GeForce Now da Nvidia ainda não estão disponíveis nos dispositivos da Apple, e nenhuma empresa conseguiu dizer quando esta situação pode mudar.

Aparentemente, a Microsoft precisava de fazer alguns ajustes para acalmar a Apple. “Para cumprir as políticas da App Store, a experiência de visualização no iOS pode parecer diferente para quem está a testar no Android”, explica Larry Hryb, da Microsoft, num post do seu blog.

10.000 vão poder testar XCloud no seu iPhone

As políticas da Apple, que a Microsoft não revela ou explica, significa que apenas um único título funcionará com os dispositivos iOS. Halo: The Master Chief Collection estará disponível para os 10.000 ‘testersque a Microsoft diz que está a convidar para a pré-visualização. A aplicação também é limitada ao xCloud e não inclui o recurso Xbox Game Streaming que transmite jogos a partir da tua consola Xbox.

Project xCloud: Gaming with you at the center

Não está claro quais são os limites da Apple ou o porquê da mesma impedir que serviços de streaming de jogos baseados na nuvem sejam lançados nos dispositivos iOS. A Google lançou o serviço Stadia com uma aplicação básica para iOS que não suporta streaming, e a Microsoft parece estar a avançar com testes na esperança de que a Apple finalmente aprove este tipo de aplicações. Levou quase um ano para a Apple aprovar a aplicação da Steam Link da Valve, apesar de transmitir principalmente jogos do teu PC pessoal em casa.

Aplicações semelhantes como Remotr e Rainway também chegaram à App Store, mas não aos serviços de streaming selecionados. O mais próximo é a aplicação iOS do Blade para Shadow, que permite aceder um PC para jogos que se encontra em servidores, mas que também não inclui um catálogo de jogos.

Vai tentar entrar nesta fase de testes para o iOS? Comenta abaixo!