• Plataformas: PC, PS4, Xbox One
  • Gênero: Simulador de Vida
  • Lançamento: 5 de junho de 2020
  • Estúdio: EA Swiss Sarl
  • Editora: Eletronic Arts
  • Preço: 39.99€ / 39.99$ / 34.99£

Como já tinhamos mencionado, Sims 4 Eco Lifestyle foi lançado hoje, dia 5 de junho de 2020, e eu não podia esperar para jogar e dar-vos a minha opinião obviamente.

Como já tínhamos visto pelo trailer que a EA lançou, esta nova expansão traz muitas coisas novas para podermos explorar.

Começamos então pelo evidente mundo novo, Evergreen Harbour. Dentro deste novo mundo conseguimos perceber que ele está separado em três bairros e cada um tem as suas especificidades.

The Sims™ 4 Eco Lifestyle: Official Gameplay Trailer

Temos então o Port Promise, Grims Quarry e Conifer Station. Cada um destes bairros tem uma pegada ecológica diferente, Port Promise é o bairro com a pior pegada ecológica, tendo uma pegada industrial, Grims Quarry tem a melhor pegada sendo então uma pegada verde e Conifer Station tem uma pegada neutra.

Todos os bairros das cidades já existentes no jogo começam com uma pegada neutra, mudando depois com a interação dos nossos Sims ao longo do jogo.

Viver num bairro com a pegada verde traz bastantes benefícios para os Sims, nomeadamente a nível de jardinagem, pois conseguem produzir mais plantas e com maior qualidade, os painéis solares, as turbinas de vento e os coletores de orvalho também conseguem produzir recursos com muito mais eficiência. Algumas ações que o nosso Sim pode tomar para que o seu bairro fique com uma pegada verde é então apostar na jardinagem e nas iniciativas sustentáveis.

Jogabilidade de Sims 4 Eco Lifestyle

Viver num bairro industrial apesar de não ser muito apelativo também tem os seus benefícios, como por exemplo, vender serviços faz ganhar mais simoleons, também é mais provável que os Sims consigam encontrar itens colecionáveis raros e também há um aumento na produção de recursos com o gerador familiar e com o gerador de água atmosférica. As plantas de lixo e o fogo contribuem bastante para que o nosso bairro tenha uma pegada industrial (bem como profissões como astronauta, devido as emissões de CO2 para a atmosfera).

Por último, a pegada neutra é um meio termo das pegadas anteriormente mencionada, quando temos esta pegada os Sims têm de se focar na reciclagem para melhorar a sua pegada, ou então, ter uma vida pouco sustentável e piora-la.

A reciclagem é o ponto principal desta expansão, os nossos Sims agora podem aproveitar todos os móveis e objetos antigos e transforma-los em algo novo, poupando Simoleons, qualquer objeto que esteja no inventario dos Sims ou da família pode ser reciclado. Também existe uma máquina de fabricar velas e uma máquina para produzir sumo.

Para esta vida sustentável conseguimos criar os nossos próprios recursos, podemos produzir energia através dos painéis solares, geradores de energia e turbinas de vento e podemos produzir água através de geradores de água e coletores de orvalho. Se a família produzir mais recursos do que aqueles que necessita pode armazenar para o futuro ou então vender os recursos e ganhar simoleons, podemos ver a quantidade de recursos que temos na conta a pagar que pode ser consultada através da caixa de correio.

Jogabilidade de Sims 4 Eco Lifestyle

Esta expansão trouxe-nos também novos penteados e roupas, dos adolescentes até aos idosos temos novos penteados, piercings, chapéus, camisolas, calças, saias, conjuntos completos, sapatos e acessórios tanto para mulher como para homem, os bebés e as crianças também tiveram direito a algumas roupas novas.

Para além de tudo isto, ainda temos uma nova profissão como Projetista civil, esta profissão é focada essencialmente em melhorar o meio ambiente e o bairro onde estamos.

Temos ainda os espaços comunitários, que nada mais é do que um novo tipo de lote que permite que os Sims se reúnam para fazer mudanças. Cada espaço pode ser um jardim, um mercado ou um espaço de criação. Os Sims podem ainda votar no quadro de votação no plano de ação que preferem que seja implementado no seu bairro. Os planos de ação podem ser, iniciativas sustentáveis, o que leva à criação de mais árvores e incita a pegada verde ou desenvolvimento moderno, onde é atualizado o ambiente visual das ruas etc.

Jogabilidade de Sims 4 Eco Lifestyle

Para votar o Sim precisa de adquirir influência de voto, e para isso pode:

  • Seguir as regras do plano de ação em vigor
  • Ter a carreira de Projetista civil
  • Ganhar promoções na sua carreira
  • Ter intervenções positivas com outros Sims
  • Ter mais amigos
  • Dar presentes a outros Sims
  • Organizar eventos

Caso o Sim queira rejeitar algum plano de ação que esteja em vigor, o Sim tem de pedir assinaturas de rejeição a cinco Sims antes da próxima votação.

Eu vou continuar a explorar as novas funcionalidades e tu já jogaste The Sims 4 Eco Lifestyle? O que achaste deste DLC? Deixa o teu comentário abaixo!

*Análise efetuada no PC

REVIEW GERAL
Bom
7