A Xbox tem apostado muito na retrocompatibilidade e hoje, através de um artigo no Xbox Wire, ficamos a conhecer um pouco mais de como vai funcionar na Xbox Series X|S.

A Xbox reforçou a ideia de que a Xbox Series X|S vai usar a funcionalidade Auto HDR para aplicar HDR em jogos que não foram originalmente desenvolvidos com isso em mente.

Esta funcionalidade não vai adicionar qualquer penalização na performance do jogo, pois será a consola com os recursos do CPU, GPU e memória, que irá implementar o HDR.

Os jogos vão correr de forma nativa no hardware da consola o que significa que não vamos ter nenhum modo, downclock ou algo semelhante. Vai usar as capacidades do hardware no seu máximo potencial.

Xbox Series S Backward Compatibility Frame Rate Technical Demo - Fallout 4

Alguns jogos vão ver os seus frame rates dobrados como foi mostrado em Fallout 4 que passou de 30fps para os 60fps. O exemplo foi demonstrado na Xbox Series S.

Apesar de não se aplicar a todos os jogos devido aos motores de jogo, física ou animações, a equipa de retrocompatibilidade da Xbox desenvolveu novos métodos para conseguir esta proeza.

Outro ponto de destaque será o anisotropic filtering que na Xbox One, uma parte do catálogo teve uma melhoria.

Agora na Xbox Series X|S, o anisotropic filtering será de 16x e foi ativado em quase todos os jogos retrocompativeis.

O que acham destas novidades? Que jogos gostavam de ver os frame rates dobrados? Deixem as escolhas nos comentários!