Hoje a Microsoft revelou as especificações da sua próxima geração – Xbox Series X num post no website da Xbox News e ainda permitiu vários youtubers acesso à consola para fazer vídeos sobre a mesma.

De acordo com a Microsoft, afirmam que “a próxima geração do Xbox é definida por três características principais: Potência, Velocidade e Compatibilidade.”

Potência – Xbox Series X

  • Processador (CPU): 8x Cores @ 3.8 GHz (3.66 GHz c/ SMT) AMD Zen 2
  • Gráfica: 12 TFLOPS, 52 CUs @ 1.825 GHz AMD RDNA 2 personalizada
  • Processo: 7 nanómetros optimizados
  • Memória: 16 GB GDDR6
  • Armazenamento interno: 1TB NVME SSD (personalizado)
  • Drive óptica: Blu-ray 4K UHD
  • Objetivo da Performance: 4K e 60fps, permitindo até 120 FPS dependendo dos jogos

Ao olharmos para as especificações da consola, conseguimos verificar que será bastante poderosa, dando algum destaque para a gráfica com uma potência de 12 TFLOPS (relembrando que a Xbox One X desta geração tem 6 TFLOPS); ao CPU que deverá ser bastante superior ao desta geração e com uma velocidade bastante boa em 3.8 GHz; e ainda ao armazenamento, que será de 1TB mas desta vez SSD com boas velocidades.

Velocidade

Aqui na velocidade o destaque vai para o CPU, que será o novo ‘cérebro’ da nova Xbox Series X. “A arquitetura Xbox Velocity é muito mais do que rápida nos últimos tempos. É uma das partes mais inovadoras do nossa nova consola. Trata-se de revolucionar como os jogos podem criar mundos muito maiores e mais atraentes “.

A Microsoft também revelou o Resumo Rápido que permite que a consola consiga resumir o último jogo sem espera. Com este modo é possível resumir vários jogos, basta apenas carregar no jogo que esteve a jogar anteriormente, voltando estantaneamente à ação, permitindo haver menos interrupções.

Xbox Series X - Quick Resume Tech Demo

Retrocompatibilidade

“A resposta da comunidade ao anúncio de Phil Spencer quanto à compatibilidade com versões anteriores da 360 na E3 2015 foi um dos maiores destaques de carreira para mim no meu tempo como parte do Equipa Xbox”, disse Ronald.

A Microsoft já se pronunciou várias vezes que está focada numa continuação constante de títulos disponível para a ‘família’ xbox, no qual a Series X passará a pertencer. Portanto, agora vai ser possível jogar vários jogos das gerações anteriores (Xbox One, Xbox 360 e Xbox) na Series X, optimizados para esta consola e com os devidos progressos já feitos anteriormente no jogo.

Para quem tiver mais interesse em mais discussões da nova consola, vejam o novo vídeo da Digital Foundry:

DF Direct: Hands-On With Xbox Series X + Impressions + Xbox One X Size Comparisons!

Que acha da nova Series X? Comente abaixo!