A Game Developers Conference 2020 adiada devido a preocupações com Coronavírus

pessoas na gdc

Após perder vários participantes importantes nos últimos dias, a GDC (Game Developers Conference) anunciou que o evento deste ano será adiado para “mais tarde no verão” devido a preocupações sobre o surto de coronavírus Covid-19.

“Depois de consultarmos os nossos parceiros na indústria e na comunidade de desenvolvimento de jogos em todo o mundo, tomamos a difícil decisão de adiar a Game Developers Conference que aconteceria em março deste ano”, diz uma atualização dos organizadores da GDC.

“Pretendemos sediar um evento da GDC no final do verão. Trabalharemos com os nossos parceiros para finalizar os detalhes e partilharemos mais informações sobre os nossos planos nas próximas semanas”.

Num tweet, o organizador da GDC, Simon Carless, esclareceu que os profissionais do setor que compraram passes para a GDC receberão reembolso integral. Aqueles que reservaram quartos de hotel dentro do “bloco de quartos da GDC” não terão que pagar multas ou multas pelo cancelamento destes quartos.

Um participante da GDC partilhou um e-mail que acabou de receber, dizendo que os reembolsos seriam processados ​​dentro de “4 a 6 semanas”. Embora a conferência seja adiada, os organizadores estão a trabalhar para criar versões online de alguns eventos.

Embora o reembolso dos passes seja um começo, muitos participantes terão que cobrir o custo do cancelamento de voos e custos de hotel. Para ajudar a compensar os danos financeiros a indivíduos, Gamedev.world e outros estão a organizar um levantamento de fundos.

Os anúncios começaram na semana passada, quando a Sony e o Facebook anunciaram que não compareceriam ao evento. A Electronic Arts e a Kojima Productions abandonaram no início desta semana, seguidas pela Microsoft, Epic Games, Iron Galaxy Studios, Amazon e Unity. San Francisco, estado onde o GDC seria realizado, também declarou uma emergência de saúde local nesta semana, a fim de se preparar para proteger a cidade.

O coronavírus também está a afetar eventos fora da GDC: Sony, Square Enix, Capcom, CD Projekt e PUBG Corp todos se retiraram do PAX East (que agora vai ocorrer em Boston), e ainda hoje, a CCP Games anunciou que o EVE Fanfest 2020 também será cancelado. Vários torneios de jogos, como o IEM Katowice, também tiveram que negar o acesso ao público, optando por continuar como um evento apenas online.

A Game Developers Conference é o maior evento voltado para desenvolvedores de jogos na América do Norte. É aberto apenas para profissionais do setor, mas o evento organiza apresentações e exposições de muitas das maiores empresas de jogos do mundo que usam a conferência para promover novos projetos, discutir eventos voltados para o setor e partilhar conhecimentos. O evento também recebe os prémios Game Developers Choice, comemorando os melhores jogos indie do ano anterior.

Será que a E3 está em risco de ser cancelada? Comente abaixo.

Se gostam dos nossos contéudos deixem o vosso Like na nossa página do Facebook. Podem também seguir-nos no Instagram ou Twitter. Adicionem a GameHub.pt aos vossos favoritos no Google News e acompanhem semanalmente o nosso Podcast.