A apresentação das especificações técnicas da PlayStation 5 terminou e já é possível saber as especificações oficias da consola. A apresentação foi conduzida pelo próprio arquiteto da PS5: Mark Cerny.

Nesta apresentação foi possível descobrir detalhes muito importantes para a PlayStation da próxima geração. Grande parte da apresentação foi dedicada ao SSD personalizado que a PlayStaion 5 vai ter bem como um sistema de áudio inovador.

Eis as especificações técnicas oficiais da PS5 em comparação com a PS4:

Falando especificamente do SSD, apesar de ser uma solução proprietária da Sony, esta irá permitir que compremos um SSD NVMe, iguais aos que são usados nos PC’s, e colocar na PS5 de forma a aumentar o esppaço. Mark Cerny confirmou que apesar deste ser objetivo, A Sony vai revelar ao longo do tempo os SSD que serão compatíveis com a PlayStation 5.

Relativamente a HDD’s, Cerny afirmou que “é possível” colocar um HDD na PS5 no entanto, este ficará limitado a correr jogos PS4 o que sugere que para jogar jogos da PS5 será obrigatório usar SSD.

Mark Cerny, arquiteto do sistema PS4 e PS5
Mark Cerny conduziu a apresentação das especificações técnicas da PS5

Por falar em PS4, durante toda a apresentação Cerny, sempre que falou da retrocompatibilidade com a PS4, apenas referiu especificamente a PS4. Isto poderá levar muitos jogadores, inclusive nós, a deduzir que, pelo menos num lançamento inicial, apenas vamos ter retrocompatibilidade com a PS4, deixando para trás PS3, PS2 e PS1.

Outro dado curioso saído desta apresentação é que o SSD da PlayStation 5 vai ter 825GB. Um número peculiar.

Em termos de Teraflops, foi revelado que a PlayStation 5 vai contar com 10.28 Teraflops.

Caso estejam interessados, podem ver aqui uma comparação da Xbox Series X com a PlayStation 5:

A Xbox também já revelou as especificações oficias da Xbox Series X.

Caso estejam interessados podem ver ou rever a apresentação oficial.

O que acham das especificações da PlayStation 5? Entusiasmados com a próxima geração? Deixem as vossas opiniões nos comentários!