Normalmente o espaço no disco que vem com a consola não é suficiente para a geração toda. Um dia, será necessário apagar jogos ou aumentar o armazenamento da consola, é algo que será inevitável com o tempo. Os vários sistemas têm diferentes soluções, a Nintendo Switch é simplesmente inserir um cartão microSD. Para a PS4 e PS4Pro, só precisamos de alterar o disco rígido do sistema que é facilmente acessível por outro com maior capacidade.

Na Xbox One original, S e Xbox One X, a situação não é tão fácil como a dos concorrentes, pois exige a desmontagem do sistema, o que infelizmente, anula a garantia da consola, portanto a alternativa é ter discos rígidos externos através de USB para fazer backup dos jogos da consola.

DF Direct: Hands-On With Xbox Series X + Impressions + Xbox One X Size Comparisons!

A Microsoft vai oferecer uma solução diferente com a Xbox Series X, embora seja mais cara para o utilizador. De acordo com a análise da Digital Foundry, a Series X funciona num sistema da Microsoft denominado “Arquitetura de Velocidade“, onde tanto o SSD, como o OS funciona para dar os beneficios adicionais aos jogos da Series X.

A “Arquitetura de Velocidade” permite que o armazenamento de jogos se torne uma memória adicional, o que permite economizar a sobrecarga do CPU e carregar recursos com mais eficiência (como texturas). Portanto a consola vai rodar os jogos através de um SSD NVMe de 1TB personalizado.

Xbox Series X Complete Specs + Ray Tracing/Gears 5/Back-Compat/Quick Resume Demo Showcase!

O cartão de expansão de 1TB do qual a Digital Foundry mostra no seu vídeo, é da marca Seagate. Tem um formato bastante portátil, o que permite o seu fácil transporte e troca entre vários cartões de forma fácil. E no vídeo da DF ainda vemos que o cartão tem uma cobertura plástica quando esta está fora do sistema.

hdd da xbox

De momento, não temos informações sobre os preços dos cartões de expansão personalizados da Microsoft, mas deverão ser mais caros do que o normal. A Seagate já vende “Game Drive USB 3.0 de 1TB” para Xbox One por um preço de 214,99 dólares. E uma unidade SSD USB 3.0 de 1TB NVMe SSD que será utilizado na Series X deverá ser mais caro.

Por enquanto aguardamos mais informações que deverão ser reveladas pela Microsoft ao longo dos próximos meses, incluindo os preços destes cartões expansiveis. Que acha desta abordagem da Microsoft? Comente abaixo.