Foi este mês, no dia 18 de março que Mark Cerny, designer da PS5, apresentou num video “Road to PS5” quais seriam as especificações da Playstation 5 e muitos mais detalhes, e teve grande foco no SSD e no novo motor de áudio ‘Tempest’. Juntamos agora alguns dos tweets que encontramos de comentários de desenvolvedores de jogos sobre esta apresentação e as especificações desta nova consola da Sony.

Kurt Margenau – Naughty Dog (Dir. de Uncharted Legado Perdido)

“Ainda estou impressionado na especificação do SSD da PS5. As pessoas nem têm noção do tamanho do salto em termos de design de jogos, especialmente para os 1st party (estúdios da Sony) que não precisa criar o menor denominador comum. De longe, o maior salto na minha carreira. Mal posso esperar.”

James Cooper – Ex- Naughty Dog e Insomniac Games

“Em teoria, o SSD da PS5 significa que os desenvolvedores podem se preocupar um pouco menos com o streaming de nível e a microgestão de memória, que se perde imenso tempo no final do ciclo de desenvolvimento e a origem de muitos bugs. Isto significa que pode realmente ajudar o crunch (horas extras).”

Andrew Maximov – Fundador @PromotheanAI e Ex- Naughty Dog

“Acabei de ver a apresentação da Playstation 5. Excelente trabalho Mark Cerny! Como normalmente tenho que explicar às pessoas porque é que estou empolgado com um SSD para renderização, pensei em escrever um pequeno tópico para explicar. Exemplo: transição de Uncharted 1 para Last of Us”

Anthony Newman – Co-Diretor Naughty Dog em TLOU Part II

“Parte mais crucial da apresentação de Mark Cerny na minha opinião. O SSD na PS5 (e todo o hardware de IO associado) vai mudar fundamentalmente a maneira como criamos os jogos, removendo as limitações que estivemos a trabalhar ‘de volta’ nas duas últimas gerações.”

Richard Geldreich – Ex- Valve e Microsoft

“A PS5 tem descompressão excelente (“Kraken”) no hardware – isto é incrível! A compactação de dados sem perdas avança tanto como melaço derramado no Ártico, esto é uma grande notícia.”

Synthesis Universe – Desenvolvedor de Realidade Virtual

“O segmento de áudio 3D da PS5. (rant? ^ _ ^)

Do ponto de vista de um desenvolvedor de realidade virtual:
Como desenvolvedor / criador / artista de VR, sou um dos poucos que consideram o áudio 3D como fundamental para a experiência, e acredito nisto desde 2012 … O que a Sony está a desenvolver para o áudio da PS5 é um sonho tornado realidade. É tão motivador.”

Conclusão

Como falamos no nosso podcast, a apresentação da PS5 deixou a desejar e desapontou. Em larga parte devido à apresentação um pouco ‘difícil’ de acompanhar para o consumidor geral, hardware inferior à competição (com uma ou outra exceção), e à retrocompatibilidade ‘limitada’ que nos oferece, quando a Microsoft encontra-se num melhor estado a esse nível.

No entanto, isto foi a opinião dos desenvolvedores, e a maioria dos que comentaram são ou foram desenvolvedores de estúdios da Sony, portanto estão mais focados na transição PS4 -> PS5 e não na comparação de PS5 vs Xbox Series X que nós discutimos no nosso podcast. Portanto caso queiram saber a nossa opinião sigam este link.

Qual a sua opinião relativamente às especificações da PS5? Comente abaixo.