A Nintendo Switch foi revelada a 20 de outubro de 2016, e lançada finalmente a 3 de março de 2017, depois de muita especulação do que seria a consola. Depois de lançada, várias pessoas da indústria diziam que a consola não teria qualquer sucesso pois não estaria a competir diretamente com a Playstation 4 e a Xbox One, sendo que seria mais um fracasso para a Nintendo (depois da Nintendo Wii U).

Não poderiam estar mais errados, tendo a Switch alcançado 52,48 milhões de unidades vendidas a 31 de dezembro de 2019. Ou seja, em apenas 3 anos conseguiram ultrapassar o número de consolas vendidas da Microsoft (Xbox One). A Nintendo Switch é conhecida por ter dos melhores exclusivos da indústria, e existem imensos jogos third party que foram lançados nesta consola devido à quantidade de vendas da mesma, portanto juntamos a lista abaixo dos melhores jogos da Nintendo Switch, de acordo com o Metacritic.

10. Dragon Quest XI S: Echoes of an Elusive Age – Definitive Edition

Nota: 91

Parte numa grande aventura RPG recheada de personagens memoráveis e pautada por uma história envolvente em DRAGON QUEST XI S: Echoes of an Elusive Age – Definitive Edition para a Nintendo Switch!

No papel do Luminary, um jovem descendente de um herói lendário que derrotou as forças das trevas no passado remoto, junta-te a um grupo de companheiros carismáticos e embarca numa viagem que te levará a todo o tipo de lugares para salvar o mundo de uma terrível ameaça.

9. INSIDE

Nota: 91

Inside é um jogo de quebra-cabeça em plataforma, em qual o jogador controla um menino que explora um ambiente surreal que nos é apresentado de forma quase monocromática, utilizando apenas alguns traços de cores para realçar certas partes do ambiente. O jogador pode fazer o menino andar, correr, nadar e usar objetos do ambiente para progredir no jogo.

Mais tarde no jogo, o jovem ganha a capacidade de controlar o corpo de alguns mortos para completar certos desafios, Marty Sliva da IGN comparou esta mecânica com a de The Swapper. O menino pode morrer, tanto por outros personagens como por alguns desafios caso não sejam concluídos rápido o suficiente; e como em Limbo, as mortes são acompanhadas por animações violentas antes do jogo retornar ao último ponto salvo.

8. Mario Kart 8 Deluxe

Nota: 92

Joga em família em torno do ecrã da TV lá de casa, sozinho no comboio ou em casa de um amigo: com a Nintendo Switch, o teu Mario Kart está disponível em qualquer altura e em qualquer lugar! No Modo Portátil, até oito amigos podem ligar-se entre si para usufruírem de diversão multijogadores local. No caso de estares a jogar no Modo TV ou no Modo de Superfície Estável, até quatro pilotos podem competir em ecrã dividido!

7. Bayonetta 2

Nota: 92

Esta sequela do aclamado jogo de ação Bayonetta promete ainda mais emoções, desde o início até ao final. Recheado de impressionantes batalhas e deslumbrantes cutscenes, o título nunca deixa de oferecer ação sem limites, seja com combates no topo de um jato enquanto este sobrevoa a cidade ou com lutas com monstros angélicos em cima de um comboio em movimento. E como não referir o confronto aéreo com um dragão demoníaco?

Bruxa nascida de uma união proibida entre os Lumen Sages e as Umbra Witches, a imponente Bayonetta viaja de um passado distante até ao presente. Com o seu estilo de luta gracioso e poderes mágicos sem comparação, ela cativa e aterroriza os seus adversários nos seus momentos finais. Com novas armas, habilidades e ataques, a Bayonetta deixa os seus inimigos completamente de rastos. Através da magia é capaz de utilizar uma nova habilidade denominada “Umbran Climax” para convocar monstros colossais e efetuar potentes ataques repetidamente.

6. Celeste

Nota: 92

protagonista de celeste

Ajuda Madeline a sobreviver aos seus demónios interiores na jornada até ao topo da Montanha Celeste neste jogo de plataformas dos criadores do clássico TowerFall.Uma aventura com narrativa de um jogador, tal como a mamã costumava fazer, com um elenco de personagens encantadoras e uma história emocionante de auto-descoberta.

Uma enorme montanha com mais de 600 ecrãs de complicados desafios de plataformas e segredos perturbadores. Capítulos paralelos brutais para desbloquear, criados apenas para os montanhistas mais corajosos. Finalista IGF no prémio “Excelência no Áudio”, com mais de duas horas de música original orquestrada por piano deslumbrante e ritmos sintéticos cativantes. Controlos simples e acessíveis – saltar, escalar e sprint aéreo – mas com pormenores de mestria onde cada morte é uma lição. Com ressurgimentos ultrarrápidos, não irás parar de trepar enquanto descobres os mistérios da montanha e enfrentas os seus muitos perigos.