Em 22 de Novembro de 2013, a Xbox One foi oficialmente lançada. Cada consola trazia obrigatoriamente o Kinect e devido a isso, custou mais 100€/$ que a sua concorrente direta, PlayStation 4.

Outra funcionalidade que desagradava os fãs é que a Xbox One originalmente estava planeada ter uma conexão à internet obrigatória. Com o repúdio dos fãs, Don Mattrick, ex-líder da Xbox, viu-se obrigado a retirar essa funcionalidade.

Mas apesar de um lançamento um pouco conturbado, isto não impediu que a Xbox One ao longo desta geração tivesse excelentes jogos. Com o lançamento para o fim deste ano da Xbox Series X, fazemos uma retroespetiva dos 10 melhores jogos para a Xbox One segundo o Metacritic.

Podem também consultar o nosso artigo onde temos tudo o que precisas de saber sobre a Xbox Series X.


Vamos à lista:

10. The Witcher 3: Wild Hunt

Nota: 91

Geralt of Rivia carregando uma tocha
Lançado no dia 19 de Maio de 2015

The Witcher 3: Wild Hunt é um RPG de nova geração em mundo aberto e com uma narrativa forte localizado num universo de fantasia visualmente espantoso repleto de escolhas importantes e consequências com impacto. No The Witcher jogas com um caçador de monstros profissional, Geralt de Rivia, que recebe a tarefa de encontrar uma criança da profecia num vasto mundo aberto repleto de cidades mercantes, ilhas com vikings e piratas, desfiladeiros perigosos e cavernas esquecidas para explorar.

9. What Remains of Edith Finch

Nota: 92

Ambiente de What Remains of Edith Finch
Lançado no dia 25 de Abril de 2017

Algures no deslumbrante e inquietante Estado de Washington, a história amaldiçoada da família da jovem Edith Finch começa a desencadear-se…

Junta-te a Edith numa aventura pela história da casa da família Finch, numa antologia de histórias jogáveis, e descobre as circunstâncias macabras que envolvem os desaparecimentos que ocorrem em cada geração. Vê as suas histórias únicas através dos olhos de Edith, interage com o que a rodeia ao longo dos tempos e descobre por que razão ela é a única sobrevivente da família Finch.

8. Divinity: Original Sin 2 – Definitive Edition

Nota: 92

Jogabilidade de Divinity Original Sin 2
Lançado no dia 14 de Setembro de 2017

Junta o teu grupo e prepara-te para uma fantástica aventura! A imaginação é o teu único limite na hora de tentar restaurar a Divindade e salvar o mundo. Combina os elementos e faz chover a destruição sobre os teus inimigos. Usa as tuas habilidades para subverter tudo o que encontrares pelo caminho. Quer sejas um elfo, um humano, um anão, um lagarto ou um morto-vivo, as pessoas vão ouvir falar das tuas viagens e reagir à tua lenda. Mas cuidado, lembra-te que embora lutes, rias e forjes amizades com os elementos do teu grupo, apenas um de vocês poderá tornar-se o próximo Divino!

7. Forza Horizon 4

Nota: 92

Carro em alta velocidade em Forza Horizon 4
Lançado no dia 28 de Setembro de 2018

As estações dinâmicas mudam tudo no maior festival automobilístico do mundo. Aventura-te sozinho ou junta-te a outros para explorar a bela e histórica Grã-Bretanha num mundo aberto partilhado. Coleciona, modifica e conduz mais de 450 carros. Corre, faz acrobacias, cria e explora – escolhe o teu caminho para te tornares um Horizon Superstar.

6. INSIDE

Nota: 93

Ambiente em INSIDE
Lançado no dia 26 de Junho de 2016

Desenvolvido pela Playdead, em INSIDE controlas um rapaz num ambiente surreal que é apresentado quase de forma monocromática. INSIDE conta a história deste menino enquanto ele luta contra as forças do mal que estão a tentar dominar o mundo.