O coronavírus vai afetar a indústria dos jogos?

Banner com 3 jogos

Infelizmente a nova epidemia está a causar muitos estragos à volta do mundo e muitas indústrias estão a ser afetadas. Vários países estão parados para evitar a propagação do vírus, eventos foram cancelados, lançamentos e produções de filmes foram adiados, etc.

Mas será que coronavírus vai prejudicar a indústria dos jogos? 

Atualmente, a epidemia já se encontra a atacar a indústria Gaming!

O maior evento de jogos, a E3, foi cancelada. Para nós gamers, este cancelamento é uma péssima notícia, pois o ano 2020 será o ano de lançamento das consolas da nova geração, PS5 e Xbox Series X. A magia que este evento transmitia à comunidade gamer com a chegada da nova geração não vai acontecer este ano.

No entanto, as empresas de jogos estão a desenvolver uma alternativa. Provavelmente, as novas consolas serão anunciadas numa transmissão online.

Ellie de The Outer Worlds disparando arma
A versão Switch de The Outer Worlds foi adiada devido ao coronavírus

Será que o coronavírus vai atrasar a chegada da nova geração?

Infelizmente eu creio que sim. A China, que é o país mais afetado pela epidemia, é responsável pela fabricação de grande parte dos componentes das consolas da Nintendo, Sony e Microsoft.

Com a inatividade temporária das empresas ou a ausência de funcionários, a linha de produção das novas consolas poderá ser adiada.

Como, por exemplo, a pré-venda do Switch temático de Animal Crossing foi adiada por tempo indeterminado no Japão. E a fabricação, e distribuição do modelo padrão do Switch no mercado asiático está mais lenta.

O lançamento da nova geração está previsto para o ano 2020, mas poderá mudar!

Logos da PS5 e Xbox Series X
PS5 e Xbox Series X têm como data de lançamento finais de 2020

Será que vão haver poucos jogos na chegada da nova geração?

Vários estúdios como, por exemplo a Rockstar Games, produtora de GTA, instituíram políticas de trabalho em casa. Ou seja, os funcionários dos estúdios irão trabalhar em casa.

Cancelamento de jogos poderá não acontecer, pois, os estúdios conseguem continuar a desenvolver os seus projetos.  Mas adiamentos poderão acontecer, pois o ritmo de desenvolvimento vai abrandar com os funcionários a trabalhar em casa.

Isto pode prejudicar imenso o lançamento das novas consolas, pois os consumidores não terão tanta vontade em adquirir uma PS5 ou uma Xbox Series X se não houver novos jogos disponíveis.

E, para finalizar, gostaria de saber a tua opinião! Será que as novas consolas vão chegar mais tarde?

Este artigo foi escrito pelo dono da conta do Instagram, Easy Game, onde encontram notícias, curiosidades e tudo sobre o mundo dos jogos.
Visitem a pagina -> @easygameoficial

Se gostam dos nossos contéudos deixem o vosso Like na nossa página do Facebook. Podem também seguir-nos no Instagram ou Twitter. Adicionem a GameHub.pt aos vossos favoritos no Google News e acompanhem semanalmente o nosso Podcast.