PS5 e Xbox Series X podem ser adiadas segundo consultora

Logo da Xbox e PlayStation

O coronavírus veio para ficar. Para além de estar a fazer milhares de mortes e infetados em todo o mundo, as cadeias de valor que dão suporte à nossa economia estão a começar a ser gravemente infetadas. Devido a isso, a produção das consolas da próxima geração também poderá estar em risco.

Depois do adiamento da GDC e cancelamento oficial da E3 2021, já existem muitos rumores que a próxima geração de consolas poderá estar a risco. O principal fator que poderá influenciar a próxima geração é a produção do hardware. Tanto Microsoft como Sony têm as maiores linhas de produção das próximas consolas na China e tendo em conta que esse país foi onde surgiu o coronavírus, as produções poderão a vir ser afetadas.

A DFC Intelligence, uma empresa consultora norte-americana, afirma recentemente à Forbes que esperam que tanto PlayStation 5 como Xbox Series X tenham o seu lançamento adiado:

O coronavírus provavelmente terá um grande impacto a curto prazo na entrega dos dois sistemas. Há uma forte probabilidade de um ou ambos os sistemas não serem lançados em 2020. Se os sistemas forem lançados, o suprimento provavelmente será restrito e o preço inicial poderá ser superior ao esperado.

DFC Intelligence

Para além disto a consultora avisa que tanto Sony e Microsoft, devido à grande expectativa da próxima geração, “esperar para garantir que acertam no lançamento, é a escolha mais prudente”. Isto diz-nos que tanto Sony e Microsoft podem adiar o lançamento das consolas de forma a garantir que existe unidades suficientes de consolas para todo o público.

Consola Xbox Series X
Xbox Series X e PlayStation 5 têm lançamento marcado para o fim de 2020

O resultado permanece incerto, se a Xbox Series X ou a PlayStation 5 apresentam um adiamento ou um lançamento com disponibilidade limitada de unidades. Embora a AMD tenha sugerido recentemente que ambas as consolas estão no caminho certo para o final deste ano, a natureza de rápida mudança do surto só aumenta a incerteza de cumprir esse prazo.

Acham que Sony e Microsoft podem adiar a próxima geração devido ao coronavírus? Deixem a vossa opinião nos comentários

Se gostam dos nossos contéudos deixem o vosso Like na nossa página do Facebook. Podem também seguir-nos no Instagram ou Twitter. Adicionem a GameHub.pt aos vossos favoritos no Google News e acompanhem semanalmente o nosso Podcast.