PlayStation e Xbox atentas ao risco de ter que adiar jogos

Logo da Xbox e PlayStation

O coronavírus está a afetar profundamente a nossa forma de viver. Por exemplo na GameHub.pt já estamos à mais de 2 semanas a trabalhar exclusivamente a partir de casa. A indústria dos jogos parece que também está a ser afetada.

Começamos pela Sony que, em comunicado aos investidores, quiseram informar sobre o estado de situação da empresa nipónica.

Devido a muitos países estarem a privilegiar e alguns inclusive obrigar ao teletrabalho, a maioria das produtoras e editoras na Europa e Estados Unidos estão com os escritórios encerrados e os seus trabalhadores a em casa usando o trabalho remoto.

Para além disso a Sony falando especificamente sobre a divisão PlayStation disse que está “a monitorizar cuidadosamente os riscos de adiamentos nos calendários de produção para software de jogos tanto nos seus estúdios third-party e estúdios parceiros, primariamente na Europa e Estados Unidos”.

Relativamente à Xbox, também confirmaram que têm as suas equipas a trabalhar remotamente de forma a garantir a saúde dos seus colaboradores.

Matt Booty, chefe da Microsoft Studios, afirmou recentemente que apoiam os líderes das várias produtoras de forma a tomarem a decisão mais acertada para garantir a saúde e segurança das pessoas. Mas também afirma que neste momento “cada produtora está a enfrentar desafios e restrições únicas, dependendo do seu local em específico, e muitos dos nossos parceiros externos de desenvolvimento em todo o mundo foram igualmente afetados”.

Xbox Series X - Quick Resume Tech Demo

Tendo em conta o cenário que vivemos atualmente parece que tanto PlayStation e Xbox estão a pensar em primeiro lugar nos seus trabalhadores. Algo que aqui na GameHub.pt louvámos e aplaudimos. Não nos importamos de esperar meses por novos jogos ou até as novas consolas se isso garante o bem-estar de todos os trabalhadores desta indústria que adoramos.

Relativamente às consolas da próxima geração já existem analistas a preverem que vai afetar o stock no lançamento ou até mesmo terão que ser adiadas. Podem também ler aqui um artigo de opinião sobre o efeito coronavírus nos jogos. Podem também consultar as especificações oficiais da PlayStation 5 e da Xbox Series X ao detalhe.

E vocês o que pensam sobre estas declarações da PlayStation e Xbox? Acham que estão a tomar boas medidas? Deixem a vossa opinião nos comentários!

Se gostam dos nossos contéudos deixem o vosso Like na nossa página do Facebook. Podem também seguir-nos no Instagram ou Twitter. Adicionem a GameHub.pt aos vossos favoritos no Google News e acompanhem semanalmente o nosso Podcast.